CTR: como melhorar a taxa de cliques com chatbots?

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São diversas as formas de melhorar a taxa de cliques com chatbots e com certeza uma delas pode ser utilizada na sua empresa. Confira!

CTR como melhorar a taxa de cliques com chatbots

Melhorar a taxa de cliques com chatbots pode parecer algo fora do comum, mas vamos te explicar como isso funciona neste conteúdo.

Primeiramente, vale lembrar que o CTR é um indicador muito utilizado para medir o sucesso ou fracasso de uma ação digital.

Seja no site, e-mail ou anúncio, a taxa de CTR indica o quanto um cliente se sentiu interessado por aquele conteúdo. E quando o CTR é analisado em conjunto com a taxa de conversão, consegue mostrar a eficácia da ação.

Por isso, sabemos que aumentar o CTR é um grande desafio e por isso vamos te mostrar como é possível melhorar a taxa de cliques com chatbots.

O que é CTR ou Taxa de Cliques?

CTR do inglês Click Through Rate significa Taxa de Cliques em português e tem grande importância nos indicadores de algumas áreas da empresa.

O CTR é uma das métricas mais utilizadas para acompanhar o engajamento do público em relação às ações realizadas no ambiente digital, mais precisamente no marketing digital.

Isso porque o CTR é a taxa de cliques comparada a quantidade de vezes que o seu anúncio, página, e-mail ou qualquer ação apareceu para o usuário.

Ou seja, o usuário viu uma divulgação da empresa, se sentiu atraído pelo o que viu e clicou para saber mais sobre aquilo.

Como calcular o CTR?

A fórmula é muito simples e você só vai precisar de 2 informações:

CTR = (Número de Cliques ÷ Número de Impressões) x 100

Exemplo: 

CTR = (100 ÷ 1.000) x 100

CTR = 10%

Como saber se o CTR é bom ou ruim?

Vale lembrar que cada empresa pode ter sua taxa de cliques ideal, pois como já falamos no início do conteúdo, o CTR não deve ser medido sozinho. A taxa de conversão ajuda a definir se o CTR é bom ou ruim.

Porém, no mercado temos algumas métricas que nos norteiam na hora de analisar. Separamos por categoria:

  • E-mail: normalmente um CTR aceitável fica entre 1% e 4%;
  • Anúncios: uma média adequada de CTR para anúncios é de 3% a 5%;
  • Site: já em sites uma CTR acima de 3% já é considerado satisfatório.

Como funciona a taxa de cliques com chatbots?

Os chatbots são robôs virtuais que simulam uma conversa humana, agilizam processos e resolvem problemas.

São muito utilizados na área de atendimento ao cliente para desafogar o gargalo das solicitações em uma central de relacionamento, por exemplo.

Como podem ser conectados em diversos canais como site, aplicativo, WhatsApp, Messenger e outros, os bots têm sido uma escolha simples para resolver problemas de forma rápida e prática.

Além de ajudar nas tarefas do dia a dia, os chatbots também são muito utilizados para gerar engajamento com a marca.

E é aí que a taxa de cliques passa a ser uma métrica que tem uma relação muito forte com os bots.

Quando você acessa um site e no canto direito da tela um bot de forma automática sobe uma pop-up com a frase: “Olá! Como posso te ajudar?”, talvez, você poderia nem pensar em falar com ele, mas curiosamente abre o chat de conversa ou o fecha.

Nos casos em que a conversa com o bot é aberta, já é possível calcular a quantidade de vezes que o bot apareceu em relação com a quantidade de cliques, que no final das contas é o CTR.

Mas se o bot não tivesse essa dinâmica e não fosse proativo, talvez, a conversa não teria sido iniciada e é por isso que o chatbot tem ajudado a melhorar a taxa de cliques.

Como melhorar a taxa de cliques com chatbots?

Existem diversas outras formas de gerar engajamento e aumentar a taxa de cliques com chatbots e vamos citar alguns exemplos:

Notificações

As notificações são excelentes para gerar engajamento e os bots conseguem através de uma programação enviar estas notificações seja por e-mail, WhatsApp, push notification e outros canais.

Quando o bot envia uma notificação no WhatsApp avisando que você tem um desconto de 10% para usar na loja que acabou de comprar um produto e basta clicar em um link para ativar o desconto, está estimulando a aumentar o CTR de suas campanhas.

Envio de Links

Durante a conversa com o bot, ele pode sugerir que o usuário acesse o site, o aplicativo ou qualquer link que fizer sentido para aquela situação.

Dessa forma, os bots conseguem aumentar a taxa de cliques em links da sua empresa.

Alertas e Lembretes

Os bots são ótimos para enviar avisos e lembretes sobre agendamentos, por exemplo. Dessa forma, ele consegue avisar o dia, horário e local de um agendamento e dar a opção da pessoa confirmar ou reagendar.

Assim, cria um engajamento com o bot, aumenta o CTR e ainda facilita um processo que poderia ser feito manualmente.

Chatbots e CTR de E-mails

Você sabia que os bots te ajudam a melhorar o CTR de um e-mail? Pois é!

Ao fazer o disparo do e-mail, você pode também enviar uma notificação através do bot avisando que no e-mail enviado hoje tem uma surpresa ao clicar no CTA.

Dessa forma, o bot cria uma curiosidade no usuário, que vai até a sua caixa de e-mail descobrir qual é essa surpresa.

Então, o bot pode ajudar a melhorar a taxa de abertura e também o CTR dos e-mails enviados.

Viu só como é possível melhorar a taxa de cliques com chatbots? Basta usar a criatividade e abusar de estratégias digitais.

Por fim, antes de sair por aí criando estratégias com bots, analise bem o seu perfil de cliente e selecione os melhores canais para divulgar seus produtos e serviços.

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